ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 81-1


Poster (Painel)
81-1QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO CAPIM-LIMÃO (Cymbopogon Citratus DC. Stapf) CULTIVADO EM SUBSTRATO CONTENDO COMPOSTO ORGÂNICO PRODUZIDO A PARTIR DE LODO DE ESGOTO
Autores:d'Avila, J.V. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Teodoro, C.E.S. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Martinazzo, A.P. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Santos, F.S. (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Portz, A. (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo

O aproveitamento de resíduos tem apresentado grande importância na busca da minimização dos problemas ambientais. Verifica-se que nas áreas urbanas, um dos principais agentes poluidores de águas são os esgotos, muitas vezes lançados diretamente em corpos hídricos. Ainda que receba o devido o tratamento, os esgotos acabam gerando um resíduo poluente, o lodo. Uma das opções para destinação deste é a sua utilização na agricultura devido ao seu alto conteúdo de matéria orgânica e nutrientes. Porém existe uma barreira em sua composição que pode impedir o seu uso na agricultura, o alto nível de micro-organismos patógenos, que podem contaminar o solo, vegetais e toda uma cadeia alimentar. Entretanto estes têm a possibilidade de ser evitado seguindo um processo de compostagem antes de sua utilização. Ante ao exposto, o presente trabalho tem como objetivo o cultivo de capim-limão (Cymbopogon citratus DC. Stapf) avaliando a qualidade microbiana, a partir da utilização de um composto orgânico proveniente da compostagem de uma mistura de lodo de esgoto com resíduos vegetais. Os ensaios foram conduzidos em casa de vegetação utilizando-se recipientes plásticos, onde foram plantadas mudas de C. citratus, para avaliação do efeito de diferentes doses do composto orgânico produzido a partir da compostagem do lodo de esgoto obtido em uma estação de tratamento de água em mistura com poda de árvores da área urbana do município de Volta Redonda/RJ, na proporção de 19:1. Foram avaliadas diferentes doses do composto (0, 5, 10, 20, 40 e 60 t/ha) combinadas em solo arenoso, com seis repetições para cada tratamento. Após seis meses de cultivo, a planta foi coletada e avaliada quanto a presença de Salmonella sp e coliformes totais por meio de kits rápidos aprovados pela AOAC, e os resultados comparados com a RDC nº 12 de 02/01/2001 da ANVISA. Os resultados obtidos constataram a ausência de Salmonella sp. para todos os tratamentos realizados, estando assim de acordo com a legislação. E para os coliformes totais foram encontrados 5,30; 96,00; 0,00; 45,33; 98,67 e 0,00 UFC/g para respectivamente os tratamentos de 0, 5, 10, 20, 40 e 60 t/ha de composto, sendo todos os tratamentos de acordo com o determinado pela ANVISA que é de no máximo 102 UFC/g. O presente trabalho mostra que a utilização do composto orgânico a partir de lodo de esgoto pode ser utilizado na produção de capim-limão, visto que este está de acordo com a legislação vigente.


Palavras-chave:  qualidade microbiológica, capim-limão, lodo de esgoto